publi

/
/

"ORDEM NA CASA", a japonesa que virou fenômeno na Netflix


Assim que a Netflix lançou no dia 01 de janeiro de 2019, o reality "Ordem na Casa", a internet pirou com vários memes e histórias de transformação de vidas. Mas qual os motivos desta japonesa ter se tornado um grande fenômeno na Netflix?

QUEM É MARIE KONDO?

Marie Kondo (近藤 麻 理 恵) nasceu em Tóquio, Japão, no dia 09 de outubro de 1984. Kondo afirmou que desde criança gostava de organização. Ela sempre se candidatava na escola para ser gerente de estantes, para passar horas colocando em ordem os livros. Mas o que parecia ser algo normal, começou a lhe causar certos problemas. Marie ficou extremamente obcecada por organização. E que achava que para arrumar tudo, era necessário jogar muitas coisas no lixo. Um dia ela teve uma espécie de colapso nervoso e desmaiou, passou em media, duas horas desacordada, neste tempo, ela ouviu uma voz misteriosa.
"Ouvi uma voz misteriosa me dizendo para olhar minhas coisas mais de perto. E percebi meu erro: só estava procurando coisas para jogar fora. O que eu deveria estar fazendo é encontrar as coisas que quero manter. Identificar as coisas que te fazem feliz: esse é o trabalho de arrumar." 
Marie Kondo passou muitos anos como miko ( Uma serva a algum santuário xintoísta), e aos 19 anos fundou seu primeiro consultório de organização. Kondo é formada em sociologia na Tokyo Woman's Christian University. Escreveu cinco livros e alguns deles se tornaram best-seller no Japão e na Europa. É casada com Takumi Kawahara, que com ele tem 2 filhos, todos moram em Los Angeles, Califórnia.

Foi eleita em 2015 pela revista Time, entre as 100 pessoas mais influentes daquele ano.

QUAL O MOTIVO DE GRANDE SUCESSO?

O AIIGO! analisou os episódios do reality, e encontramos três prováveis motivos para que "Ordem na Casa", tenha se tornado um sucesso.

O primeiro motivo é como a atmosfera do reality foi construída, de maneira amigável e "zen", Marie nos deixa cada vez mais íntimos de sua personalidade cordial, educada e feliz. Além disso percebemos que cada participante do reality foi escolhido minuciosamente. Para que cada episódio seguisse um padrão amistoso. Muito de ferente de alguns programas americanos, onde apresentam um ritmo frenético e um estresse excessivo de seus participantes.

Segundo motivo, é sua motivação e sua felicidade pelo que está realizando, que chama bastante a atenção, além de sua paciência e perseverança em transformar positivamente a vida dos participantes.

O terceiro motivo, é a maneira que ela encara a organização e a desorganização, estimulando seus participantes e seus espectados olhem para seus pertences por uma outra perspectiva. "Isso me traz felicidade?", uma frase que Konda faz a todos os participantes, uma simples frase, porém causa um impacto grandioso. O agradecimento pelos objetos, pelos seus "serviços" oferecidos, onde serão doados ou descartados, nos causa um grande choque cultural entre Ocidente e Oriente.

Assitir "Ordem na Casa" não é apenas assistir ao simples reality, mas uma imersão a uma imersão sobre nossas atitudes consumistas. A Netflix não idealizou esse reality apenas para fins lucrativos, mas nos prestou um grande serviço de reflexão pessoal.