2020 está sendo um ano de grandes protestos na Tailândia, protestos dessa intensidade, sem dúvida não eram vistos desde o massacre de 2010, onde milhares de manifestantes foram mortos e reprimidos por militares por lutarem pela democracia no país. Porém esse ano está se tornando bem diferente, além dos protestos em escolas e nas ruas, os tailandeses estão usando a internet para que todo o mundo volte seus olhos para a grave ditadura militar.
Se você quer entender sobre o que está acontecendo na Tailândia, nós do AIIGO! em parceria com Boys Love Brasil lançamos o mini-documentário "Pela Democracia: Tailândia", onde eu (Takashi) e Kauã narramos os principais acontecimentos que levaram aos protestos de 2020.
Internautas tailandeses então entrando em perfis no Twitter de cantores e cantoras tailandeses que são membros de grupos de K-pop (música pop coreana) e questionando seus artistas por um maior posicionamento em relação a democracia na Tailândia. Lisa do BlackPink e Bambam do GOT7 foram alvos dos internautas.
Os internautas alegam que vários idols tailandeses que vivem na Coreia do Sul estão minimizando ou não abordando a questão da ditadura instalada na Tailândia, além da falta de apoio aos jovens manifestantes.
Sem dúvida esses cantores não são culpados pelo não posicionamento em suas redes sociais, como todos nós sabemos, a industria do K-pop é bastante rígida com seus artistas, temas polêmicos como sexualidade e política são assuntos delicados, e muitas empresas proíbem seus cantores de abordarem sobre esses temas.