O BL japonês Minato Shouji Coin Laundry foi uma produção que dividiu opiniões em relação à qualidade de sua trama. Porém, infelizmente para nós que estamos acostumados com a cultura brasileira e ocidental esquecemos que a sociedade japonesa possui uma visão totalmente diferente em suas relações sociais.
Um dos grandes erros que nós brasileiros cometemos ao assistir produções asiáticas é colocar nossa perspectiva de mundo e criticarmos um filme e série pelo nosso ponto de vista. No entanto, vivemos em um mundo multicultural, e o que achamos "estranho" é algo totalmente normal para outra cultura.
Criticarmos negativamente Minato Shouji Coin Laundry por não conter cenas quentes ou beijos entre os protagonistas é um dos grandes erros como BLzeiro e posso provar isso.
Minato e a pressão dos 30
Completar seus 30 anos no Japão é se comportar de uma maneira totalmente diferente. A sociedade japonesa vê os 30 anos como a idade limite para o casamento, especialmente para as mulheres. Solteiros nesta idade sofrem pressão da família e amigos para arrumar um parceiro. É esperado que aos 30 anos a pessoa já esteja estabelecida e avançando na carreira. Quem não alcançou estabilidade profissional sente que está "para trás".
A passagem dos 30 é vista como deixar verdadeiramente a juventude. Há questionamentos sobre planos, objetivos e satisfação com a vida até então. Alguns decidem que é hora de priorizar mais a vida pessoal do que apenas o trabalho, buscando mais equilíbrio.
Completar 30 anos no Japão é visto como uma fase delicada, que pode trazer questionamentos e pressões.
Mundos diferentes
Um dos pontos centrais do BL é a diferença de idade entre os personagens Minato Akira e Katsuki Shintaro, 12 anos de diferença, os dois estão em estágios muito distintos de maturidade e experiência de vida, o que pode gerar um desequilíbrio de poder na relação.
O motivo da pessoa mais velha para se relacionar com alguém tão mais novo é colocado em dúvida. Pode ser visto como se aproveitar da ingenuidade do mais novo. Pessoas com essa diferença de idade estão em realidades e mentalidades muito distintas, o que torna o relacionamento desafiador.
Mesmo não sendo abordado esse fator na série, os pais do mais novo provavelmente reprovariam essa relação, pois acreditam que o filho(a) ainda não tem maturidade para um envolvimento assim.
O amor no Japão
A cultura japonesa, é profundamente enraizada na etiqueta e no respeito mútuo, o que cria uma atmosfera onde a expressão direta de sentimentos amorosos pode ser vista como invasiva. O medo de ser considerado impertinente pode inibir a comunicação amorosa.
Minato está inserido em um comportamento dos anos 90 e início do 2000 em que a sociedade japonesa tinha uma visão mais rígida sobre isso. Já Shintaro está inserido em uma juventude em que estão quebrando antigas tradições japonesas, podemos ver isso claramente em sua postura em buscar uma amor com um homem de 30 e não ter medo de expressar seus sentimentos.
Outro fator que pode pesar para Minato foi seu pedido de namoro negado por Sakuma Takayuki, o que pode ter lhe gerado uma desilusão em relação ao amor e uma grande dificuldade de futuros relacionamentos. O que podemos perceber também é que o protagonista após uma desilusão amorosa não buscou um relacionamento com outras pessoas.
Entrar em um relacionamento no Japão é algo extremamente sério, enquanto nós brasileiros estamos acostumados com separações, escolher um parceiro é algo muito importante para os japoneses, que buscam por um namoro que mais tarde os leve ao casamento.
Além desses fatores, expectativas sociais, timidez, foco em carreiras, expectativas de gênero, urbanização, isolamento e queda na taxa de natalidade também contribuem para essa complexa realidade. A busca pelo amor no Japão é permeada por obstáculos culturais e sociais únicos.
Um outro olhar
Criticar uma produção deve ser vista por divergentes "lentes", buscando entender quais os motivos de seus personagens tomarem posturas tão distintas e os motivos pelos quais existe uma determinada carência de temas e cenas.
Compreendermos a cultura e sociedade é lembrarmos que os filmes e séries BLs não são feitos para nós brasileiros e ocidentais, isso muda totalmente nossa visão sobre as produções asiáticas como um todo.
Junte-se a nós no YouTube: AIIGO! O seu destino definitivo para explorar os tópicos mais relevantes no mercado BL e GL. Fique atualizado com o AIIGO! News, mergulhe no universo BL e não perca os momentos mais emocionantes no AIIGO! Lives e Cortes. Seja parte do melhor canal LGBTQIAP+ do Brasil, inscreva-se agora e faça parte!