publi

/
/

Ben X Jim, as Filipinas explorando mais o mundo BoysLove com produções simples e certeiras.



Drama: Ben X Jim
País: Filipinas
Episódios: 7    Termino: 26/11/2020
Roteirista e Diretor: Easy Ferrer
Benjamin recebe um ultimato para se tornar autossuficiente financeiramente ou se mudar para a América para morar com sua família. Ele descobre que seu velho vizinho e amigo de infância, Jimson, está voltando para casa para passar a Quarentena Avançada com sua família. BenXJim conta a história de duas pessoas que passam de estranhos a amigos, a amantes e de volta a estranhos com memórias.


Antes de iniciar minha crítica, eu quero fazer uma defesa ao “clichê”. Muitos usam o termo “Só mais um clichê” como forma de diminuir a qualidade de algo, mas na época em que estamos à maioria das coisas são clichês, até muitas coisas em nossas vidas são clichês, mas isso não deve ser colocado ou visto como algo ruim, pois muitos clichês entretêm muito bem e até podem surpreender no meio da trama. Claro que nem todo clichê é bom, eu sou até muito crítico com clichês de baixa qualidade, pois seriam algo mais fácil de fazer, como um prato simples para o almoço.

Ben e Jim apresenta uma trama clichê, mas bem produzida e simples que para quem gosta da temática de romance entre amigos desde a infância {Romance entre boys, eu curto todos.}. Há uma continuidade bem mais profunda que foge totalmente dos clichês, mas antes de ver essa continuação que me surpreendeu, devemos falar do início, como tudo começou.

Aqueles momentos fofos com o boy {Meu sonho bater um BOM bolo com o boy}

Benjamin Mendoza "Ben" (Teejay Marquez) está só em sua casa provando que é capaz de seguir com seus deveres e reponsabilidades sem precisar da ajuda ou morar com sua mãe. Ele vende coisas pela internet e tem como hobby fazer bolos. Eu acho que é confeitaria no geral, mas para nós são apresentados só os bolos.
Aquele protagonista de pele clara e macia {Minha pele é macia por falta de uso}

A trama começa quando o vizinho, amigo de infância e o primeiro amor de Ben, retorna para a casa {Quantos atributos, espero que seja bom na pegação também...}. Jimson Alcantara / "Jim" (Jerome Ponce) é filho de político, classe média alta, dono de uma loja de carros e famoso nas redes sociais {O personagem já chega prepotente, não curti não.}. Jim chega animado relembrando dos bons tempos com o amigo Bem, que fica com receio de vê-lo depois de tanto tempo afastados e sem contato. Temos um encontro bem amigável entre eles revelando gostos passados, aventuras em uma casa da árvore que ainda está no quintal da casa, livro de lembranças que Ben guardou e alguns papos para que se atualizem da vida um do outro. O momento vem com aquele clima e clichê de amigos de infância, shippamos por ver boa sinergia entre eles, combinando bastante e até envolvendo alguns afetos que não vemos em amigos comuns. Em um momento bebendo {Opa! Esse clichê eu conheço, cama, cama, cama!} Jim questiona sobre namoros, Ben fala que já namorou cinco vezes, mas só com homens. Ben fica com receio de dizer assim que é gay, mas é algo necessário {Concordo, vai que rola uma cama...}, Jim é bem receptivo e até brinca dizendo que eles são só amigos que ele não pode vê-lo de outra forma {Se for gato é difícil, mas a gente tenta...}. Essa brincadeira gera mais shippe, Ben é pego olhando de uma forma diferente {Com tesão,  use o termo correto...} para Jim entre outras coisas, fazendo Jim brincar mais com isso {Brinca mais, sei onde essa brincadeira vai parar...}.

O boy hetero que será convertido {Queria que na real fosse fácil assim também}

Nesse início conhecemos também Flo Guimary (Kat Galang), melhor amiga de Ben que é muito fã de Jim, mas não acredita que eles foram amigos de infância. Flo é bem próxima e amiga {Amiga que não acredita em mim? Reveja seus conceitos.}, um dos pontos que eu gosto de ver em doramas {Chupão!} a boa amizade que impulsiona e ajuda os protagonistas {Jim é amigo oras, quero ver ele “impulsionar” Ben bem alto}.

Meu personagem na vida, aquele bom e velho amigo(a){Velho com certeza, e encalhado}

Ben e Jim brigam! Ben faz um bolo para fazer as pazes, mas não é bem aceito. Em seguida é apresentado Leo Portugues (Johannes Rissler), o ex-namorado de Ben que o quer de volta. Leo é alto e bonito, mas poucos segundos deixam claro que seu amor é falso, obsessivo, violento e tóxico {Caraca, o que Jim mostrou de bom esse Leo já chegou bem ruim...}. Leo quer obrigar Ben a voltar com ele e até comenta que ele deveria se grato em voltar, pois ninguém o quer {Macho escroto, alguém da um soco nele por mim.}. Antes que a cena fica mais desagradável, Jim chega e ao ver o clima hostil inicia a conversa chamando Ben de esposa e pegando em sua mão, mostrando que Leo não tem nada para resolver ali {Pegou até na mão? Xonei!}. Leo fica nervoso e briga com Jim, não briga de discussão, eles saem no soco mesmo {Dois homens brigando por mim, seria um sonho se um deles não fosse escrotão.}. A cena da luta deles não tem, mas mostra que foi séria, Jim está machucado contando vantagem da luta e Ben está cuidando dele {Pelo menos Leo serviu para eles fazerem as pazes...}, nessa conversa Jim demostra ciúmes e diz que Leo é mais feio e que ele seria um melhor partido. Ben brinca dizendo que eles são só amigos como Jim já havia dito anteriormente, Jim muda de assunto e pede para que Ben nunca deixe alguém tratá-lo mal igual o Leo, pois ele merece algo bom {Fofo, então me mostra como eu devo ser tratado!}. Jim fica na casa de Ben e fala que irá dormir com ele para protegê-lo caso Leo volte {Essas desculpas esfarrapas sempre funcionam em filmes, na real eu acabaria sozinho...}. Eles dormem na mesma cama e Jim abraça Ben de uma forma bem romântica {Meu amigo quando veio dormir aqui em casa eu tive que dormir no chão, e a cama é Queen.}.

Bom ver uma boa amizade {Ver? Da até para "sentir" uma boa amizade ali na região lombar}

Ben acorda no dia seguinte feliz {E quem não?}, Jim não está na casa, mas Ben está motivado e volta a sua rotina. Ao encaminhar um produto ele é abordado por Olan (Ron Angeles) que está desempregado e implora para que Ben o contrate como seu entregador único no lugar de usar o aplicativo de entrega. Olan é bem simpático, carismático e bonito, corteja Ben de uma forma bem legal {Cortejar já passa essa idéia de “cantada” formal e romântica, coisa que eu só vi na tv...} e mesmo sendo insistente ele não chega a ser agressivo.
Ben conversa com Flo e explica tudo o que aconteceu, Flo por não acreditar que Ben realmente conhece o famoso Jim, acha que Ben está inventando tudo como se fosse um belo romance de dois homens brigando por ele e no final acabar dormindo juntinhos {Essa eu tenho que concordar com Flo!}.
Ben pede para Jim provar que eles se conhecem, e Jim acaba ensinando Ben a jogar basquete, aquele bom e velho clichê do boy ensinando algo para o protagonista, cheio de cenas fofas que vemos em doramas com afeto, dedicação e mais provocações {Amo provocações!}, gerando mais momentos de shippe. Jim mostra um telescópio que eles fizeram quando crianças, enquanto olham as estrelas eles conversam um pouco sobre a vida. Ben comenta que gostaria de fazer bolos para ganhar a vida e Jim o incentiva. Para ajudar Bem, escondido, Jim faz um vídeo falando que Ben é seu amigo e que é importante para ele. Flo fica entusiasmada e informa Ben sobre o vídeo deixando-o esperançoso. Ben fica muito feliz ao ver a “quase declaração” de Jim, e comemora com Flo que admite estar errada e que quer ir vê-lo para conhecer Jim pessoalmente.
Ben prepara mais algumas entregas e depois de alguns cortejos de Olan, ele ajuda uma moça perdida que busca a casa de seu namorado {Ai fode! É serio que ela namora o Jim?}.
Yana (Sarah Edwards) é namorada de Jim {Clichê horrível, já sei o fim dessa menina, coitada de coração partido ou a vadia traiçoeira.}, informação que faz Ben se afastar de Jim. Mesmo assim Ben ajuda Jim a preparar uma surpresa para Yana {Preparar a surpresa de namoro pro boy que você ama, complicado... Mas não julgo, acho que ajudaria também.} do aniversario de namoro. Entre esse tempo, Yana arruma uma discussão com Olan, quando ele quase a atropela, mesmo não tendo sido atingida, ela faz um escândalo chamando a atenção de Jim que quer bater em Olan. Ben aparece também e o ajuda pedindo desculpa pelo ocorrido. Jim fica com ciúmes por ver Ben cuidar de Olan {Começou tão bem, ai vem esse “clichê” que você diz ser bom...} que aproveita e faz charme para Ben sempre aproveitando a mínima oportunidade {Esse é meu novo shippe, o mundo gira e os boys também...}.

Gosto de concorrentes assim, justos e bons {Tem vilões que até tem seu espaço...}

Na surpresa romântica Jim se declara para Yana, há muita luz, brilho, comida e presente de aniversário de namoro, enquanto tudo isso acontece, Ben fica vendo ao longe no escuro sentado e comendo {Esse é masoquista, eu estaria bem longe.}. Jim agradece a ajuda e diz o quanto está feliz e que se Ben precisar de algo é só pedir, como resposta Ben confessa que ama Jim de uma forma romântica {Péssima hora para isso!}, Jim fica sem reação e Ben desmente dissimulando uma brincadeira, Jim fica bravo e sai {Tenho que concordar com Jim, isso é hora?}.
No outro dia Jim e Ben ficam distraídos pensando no que houve e afastados um do outro. Vendo Jim com Yana, Ben sofre novamente, Jim percebe e fica sentido pelo amigo ou talvez sente algo por Ben e não sabe {Nunca sabem, até me pergunto se na real é assim também, deve ser}.
Jim e Ben demostram se preocupar um com o outro, mas evitam se aproximar ou conversar. Jim vê Olan cortejar Ben e arruma um pequeno evento que achei engraçado dos boys querendo chamar a atenção do protagonista igual no reino animal {Amo isso também, os pavões mostrando quem tem a plumagem maior e mais bela, delícia!}.
Ben faz uma pequena reunião com Flo e Olan enquanto que Jim vai para uma festa com Yana. Flo dá algumas gafes como amiga, uma delas é informar Jim sobre a reunião e chamá-lo para participar. Com todo o elenco reunido Yana, Flo, Olan, Ben e Jim o circo fecha {E nós como os palhaços!}, ou melhor, a confusão está pronta para acontecer. Em um jogo de duas verdades e uma mentira Jim dá sinais que gosta de Ben, fico com dó da Yana ser a única ingênua que não percebe nada, até Flo e Olan estão desconfortáveis e notam o clima tenso no ar. Depois de uma música mal cantada por Jim no karaokê, Olan pensa que tudo poderia ficar melhor se ele declarar sua intenção de namorar Ben na frente de todos {Perfeito, bom senso geral para todos os personagens...}. A declaração é fofa abordando o afeto por Ben e pedindo permissão para dar em cima dele para que se tornem namorados {Do em cima e em baixo também, fecho com o boy.}. Jim não gosta do que vê e sai, Yana fica muito feliz por eles aprovando a relação e quando vai embora se encontra com Olan formando uma amizade entre eles. Ben vai para o seu quarto e encontra Jim que está muito pensativo, ele revela que não é tão corajoso quanto Olan para assumir na frente de todos, mas que ama Ben {Puts, agora estou com dó do Olan também, clichê miserável isso sim...}, a declaração é “ok”, mas e Yana? {Aquela que chupou cana?}.

Antes sair digna do que vilã {Prefiro as vilãs, se é para tomar chifre que de chifrada}

No dia seguinte temos mais momentos românticos entre Ben e Jim. Jim ajuda e incentiva Ben a fazer bolos e a vendê-los pela internet anunciando junto com ele para engajar mais o novo projeto de Ben. Olan aparece com mimo, Jim não gosta e Ben avisa que não está pronto, para que Olan respeite esse espaço e não insista mais. Jim reclama o porquê de Ben não contou que estão juntos e Ben questiona se ele irá contar para Yana {Nessa brincadeira os trouxas que gostam desses babacas se ferram!}.
A mãe de Ben o repreende por estar se encontrando novamente com Jim, e diz que esse menino é uma má influência para que se afaste dele, enquanto isso Jim pede um tempo para Yana {Um tempo? E cadê “Linda sou gay agora, segue sua vida”?}. Yana fica triste e é consolada por Olan formando uma boa amizade, achei que eles formariam um casal dos “rejeitados”, é até comum em alguns doramas {Na vida real também, só eu que não acho outro rejeitado.}. Novamente mais cenas fofas entre Ben e Jim chegando até a contar mais intimidade de suas famílias. Jim vê uma mensagem de Leo ainda insistindo em falar com Ben e pede ajuda de Flo para entender como foi esse relacionamento, ela explica que começou bem e terminou tudo muito mal que até a mãe de Leo desistiu dele também. Depois Flo liga alertando Ben de que Leo está fazendo um anúncio de suicídio e que ele é o único que pode pará-lo {Que situação...}. Após ser ajudado, Leo invade a casa de Ben pedindo para voltar {Inferno, tem que ajudar e mandar para um profissional para tratamento sério.}, no mesmo momento Jim está anunciando pela internet para seus fãs {Futuros haters!} que está oficialmente namorando Ben. Ao entrar na casa de Ben para contar a notícia, Jim encontra Leo agarrando Ben a força gerando mais briga, Jim acha que Ben tem culpa por dar espaço para Leo {Que bolo de problemas!}. Jim e Ben brigam feio falando muitas coisas desnecessárias. Leo observa e vê uma mensagem da mãe de Ben que vendo a declaração de Jim pela internet resolve contar algo muito importante do passado da família {Ainda tem mais podre para surgir?}, Leo vê isso e chantageia Ben para que volte a ficar com ele e se afaste de Jim {É o que?}.

Um daqueles momentos fofos com o boy {Só conheço essa "fofura" no transporte publico}


Olan se chateia por Ben não ter dito a verdade sobre Jim e se afasta totalmente não sendo mais seu entregador exclusivo {Poxa... Olan não merecia.}. Yana também fica magoada com Jim e Ben por terem enganado ela {Poxa...}. Novamente Olan e Yana se consolam como amigos {Não shippo não, amizade está bom.}.
Jim comenta com Ben que irá embora, pois seu pai é contra o anúncio que ele fez pela internet, sendo contra a relação dos dois, afirmando que Jim deverá fazer tudo pelas regras dele para que não cause mais danos à imagem da família. Ben por saber do passado da família concorda com pai de Jim que é errado eles ficarem juntos {Que passado é esse cacete?}.
Ben comenta que Jim está pensando em si mesmo e não nos outros... Esse tipo de discurso acontece muito em doramas, situação que eu sempre odeio. Ser egoísta é quando passamos por cima da liberdade de outros, adquirir e conquistar algo à custa dos outros e até sempre se colocando como prioridade sem pensar no próximo, o que eu faço em quatro paredes não interfere na felicidade de ninguém {Se interferir estarão bem então, porque faz tempo que nada acontece...}, o único egoísmo que aconteceu foi com Olan e Yana, isso sim é egoísmo, eles sendo felizes atrapalhando a vida de outros que podiam seguir livremente seus caminhos.
Jim diz que irá desobedecer ao pai, deixar a loja de carros e a “reputação” da internet para ficar com Ben mostrando que ele é mais importante e que está pronto para fazer sacrifícios em prol do amor {Surpreso, reta final, vamos fechar feliz, por favor!}.
Ben não aceita e ambos choram se despedindo {Credo, que clichê é esse que você está me oferecendo?}. Ben sente a consciência pesada e decide arrumar tudo {Isso, por favor, quero beijão e final feliz com cena na cama se não for pedir muito...}, ele chama e conversa francamente com Yana e Olan pedindo desculpas por tudo, conversa com a mãe de Leo para que ela ajude a incentivá-lo a procurar ajuda, e conta a verdade sobre as famílias para Jim {Você me enrolou tanto que até esqueci essa fofoca familiar.}. O pai de Jim e o pai de Ben tiveram um caso gerando inimizades na família {Eita, viadagem hereditária... Então eles são meio irmãos?!}, o pai de Jim se tornou político e não assumiu a relação, e o pai de Ben assumiu sua homossexualidade e seguiu sua vida.

Um sonho lindo... {Verdade... Pera ai, você disse "sonho"?}

A cena final mostra o sonho de Ben vendendo bolos pela internet e Jim aparece no muro que divide as casas, Ben sai e os dois se beijam {Pera ai! Você disse sonho?}.


Gostou? Não? Sim! Me de seu Feedback {E me mande um beijo, pois estou carente} Yaoi Rafa BL


Rafa: Filipinas entraram para o mundo BoysLove bem “intencionado”, mesmo sendo simples e com pouco elenco eles fazem algumas coisas boas de ver.
 
Yaoi: {Não falaria tão bem não, Amore é das Filipinas e é o pior que eu já vi até hoje, tem muitos “meia boca” e ruins por aí, tomem cuidado}.